Obras de reabilitação da Basílica do Palácio Nacional de Mafra
Em julho de 2023, o então Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, revelava que 18 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) seriam para investir no Palácio Nacional de Mafra (ver artigo).
Uma parte do investimento, 6 milhões de euros, destinam-se a obras de requalificação da basílica e da biblioteca e a intervenções nas coberturas, fachadas e claustros do monumento.
Segundo o Palácio Nacional de Mafra, a celebração do Dia Mundial da Paz foi um dos “últimos momentos de funcionamento da basílica” antes “da transferência do culto para o claustro sul do palácio”. O claustro sul está sob tutela do município, entidade que irá, assim, disponibilizar aquele espaço público monumental para o culto de uma denominação religiosa.
Segundo a mesma fonte “as mudanças do altar e de vários objetos” deverão ocorrer na próxima semana.
Por agora e até ao encerramento para obras, a Basílica do Palácio de Mafra manter-se-á aberta ao público para visitas, embora “com alguns condicionamentos pontuais”.
Em novembro, a câmara assinou um contrato para Conservação e Restauro da Basílica e Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, com a In Situ, Conservação de Bens Culturais, Unipessoal, Lda.
O prazo de execução da obra (após adjudicação) é de 420 dias e o preço base é de 2 666 469,32 €, valor ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor.